Como Começar a estudar para CONCURSOS PÚBLICOS: 7 Dicas para o concurseiro iniciante

1
2003
5 (100%) 1 vote

Ao começar a estudar para concursos públicos, temos uma vontade muito grande de conseguir o emprego, de ter a estabilidade.

No entanto, fica um tanto confuso sobre qual é o melhor caminho, qual é o caminho mais rápido para trilharmos e atingirmos a nossa aprovação.

Hoje eu trouxe 7 dicas para você otimizar os seus estudos e começar a atingir resultados cada vez mais rápido!

DICA 1 sobre como COMEÇAR a ESTUDAR para CONCURSOS PÚBLICOS: Decida qual é a sua área.

Sempre saem concursos das mais variadas áreas. Assim, antes de começar a estudar para concursos, é importante que você decida a área na qual você vai se tornar especialista: se é a área administrativa, ou a área jurídica, ou a área policial, etc.

Escolha a sua área e fique estudando o conteúdo por, pelo menos, um bom tempo. Isso elevará o seu nível de domínio nessa área e maximizará as suas chances de aprovação.

DICA 2 sobre como COMEÇAR a ESTUDAR para CONCURSOS PÚBLICOS: Defina o conteúdo programático que você vai dominar.

Uma vez escolhida a sua área, você passa a ter um conjunto de disciplinas que precisa dominar para ser capaz de ser aprovado no seu concurso público.

Não é necessário ler o livro todo, assistir a todas as vídeoaulas, etc. Você precisa dominar o conteúdo do edital, tê-lo na sua cabeça, dado o tipo de concurso que você fará.

DICA 3 sobre como COMEÇAR a ESTUDAR para CONCURSOS PÚBLICOS: Analise a prova anterior.

Pegue uma prova anterior e, ao invés de ver os itens que foram cobrados, veja a profundidade com a qual cada um deles foi cobrado.

Assim, você perceberá se terá que ler milhares de jurisprudências ou se, simplesmente, lendo um artigo na internet, você terá boas chances de resolver boa parte da prova.

DICA 4 sobre como COMEÇAR a ESTUDAR para CONCURSOS PÚBLICOS: Dê tempo ao aprendizado.

A primeira etapa do processo de aprendizado – principalmente de uma disciplina nova – é a confusão.

A maior parte dos concurseiros, ao se sentir confusa diante de certo assunto, corre e compra um pacote de videoaulas, ou terceiriza a escolha do material a outras pessoas, e acaba escolhendo as fontes que menos aprovam.

PDF ESTRATÉGICO: 10 Técnicas 

Você pode turbinar suas chances de aprovação com as 10 técnicas de aprendizagem mais efetivas para a aprovação em concurso! Baixe gratuitamente! É meu presente pra você aqui no Blog!

Apenas dê o seu tempo para aprender. Você não será aprovado por ler todas as páginas. Você será aprovado por conseguir aprender bem um conteúdo. E, quando você for capaz disso, você saberá quais são os “paranauês” para aprender tudo o que cai na sua prova.

DICA 5 sobre como COMEÇAR a ESTUDAR para CONCURSOS PÚBLICOS: Aprenda sobre aprendizagem acelerada.

Os desafios que você enfrentará no seu dia a dia serão, acima de tudo: planejamento, concentração, memória, anotações e leitura.

E, normalmente, ao invés de estudarmos sobre isso ou sobre como podemos ser melhores em cada uma dessas coisas, acabamos terceirizando essa função.

Se você aprender a aprender melhor, toda hora investida no seu estudo renderá muito mais. Ao se tornar um melhor aprendiz, você multiplicará a efetividade de cada hora e de cada sessão de estudo que tiver.

DICA 6 sobre como COMEÇAR a ESTUDAR para CONCURSOS PÚBLICOS: Revise as suas anotações.

Depois de começar a estudar para concursos públicos, passe a revisar as suas anotações constantemente, até tê-las na ponta da língua.

A coisa mais importante para o dia da sua prova é se você estudou tudo o que caiu no seu Edital e se você se lembra desse conteúdo. A ferramenta mais importante do seu processo de memória é a revisão.

Não tem limites para isso. Quanto mais revisões você fizer, mais o conteúdo que você anotou ficará na sua cabeça e na ponta da língua para o dia da sua prova.

DICA 7 sobre como COMEÇAR a ESTUDAR para CONCURSOS PÚBLICOS: Teste periodicamente.

Depois de começar a estudar para concursos públicos, de tempos em tempos – a cada 15 dias, por exemplo –, separe uma tarde e simule o ambiente da prova.

Pegue uma prova antiga ou correlata, ou monte um simulado, e responda à pergunta: se a prova fosse hoje, como eu me sairia? Qual resultado eu teria?

Isso te impedirá de fazer como a maioria dos candidatos que, na véspera/na hora da prova, não fazem ideia de como irão se sair.

Se você estudar e mensurar com antecedência, você conseguirá ajustar o seu rumo para que, no dia da prova, você esteja abraçado à sua aprovação.

Se isso faz sentido pra você, estou fazendo o acompanhamento dos meus alunos exclusivamente para conduzir a SEMANA DA APROVAÇÃO, o maior evento online sobre Planejamento & Aprendizagem Acelerada para concursos do Brasil! É um evento 100% gratuito que você pode participar gratuitamente fazendo sua inscrição no http://bit.ly/savideo1noar.

Desde o dia 7 até o dia 14 de agosto estamos fazendo uma revolução na forma como você estuda e se prepara para concurso!

Vamos juntos!

http://bit.ly/savideo1noar

Arrocha nos estudos e nos vemos no topo! 🙂

  • Karen Xavier Abrantes

    Costumava deixar as revisões e anotações sempre pra depois. Agora reviso sempre e noto a diferença. Tudo fica fresco em minha memória. Obrigada