Como estudar para concursos públicos – saiba como aprender a aprender

0
1400
5 (100%) 1 vote

Como estudar para concursos públicos – Por que aprender a aprender e não apenas sentar a bunda para estudar?

Quando se fala em como estudar para concursos públicos, a “manada” sempre fala que “basta sentar a bunda na cadeira”. A “manada” sempre entende que basta você se sentar que atingirá o resultado, dizendo: “basta ter fé”, “basta ter determinação”.

Essa crença gera um problema muito grande. A maioria de nós, quando estuda pra concurso, usa da nossa habilidade de aprendizado. No entanto, se essa nossa habilidade não for boa, se implementada em mais e mais horas de estudo, gerará pouco resultado.

 

 

Pense assim: ao longo do 2º grau, ao longo da faculdade, como você era como um aprendiz? Você aprendia de maneira muito fácil, você ouvia um assunto uma vez e era suficiente? Ou você teve que ralar um pouco para conseguir ter um resultado?

Se for este caso, é possível que, antes de você investir em várias horas de estudo, para estudar para concursos públicos, você tenha que otimizar a sua capacidade de aprendizado (como ler melhor, como memorizar melhor, como fazer um planejamento de estudo).

Não é quanto tempo você passa processando uma informação. A grande chave é você trabalhar com a máquina da sua cabeça para que ela consiga processar mais informações.

Isso fez com que eu fosse aprovado no concurso de Auditor Federal do Tribunal de Contas da União – com a concorrência de 5 mil inscritos para 9 vagas – estudando a parte específica apenas por 27 dias. Sendo que, no momento da minha inscrição, eu decidi mudar o cargo – parte específica absolutamente nova -, mas, como eu dominava as ferramentas de aprendizagem e aprendizagem acelerada, eu consegui esse resultado.

A sugestão para você é: a partir de agora, até você sentir que é um aprendiz “foda”, que você manda muito bem, 10% do seu tempo você investirá em planejamento e aprendizagem acelerada para otimizar a sua “máquina”.

Se você quisesse sair daqui, por exemplo, e chegar a uma cidade a 100km/200km de distância, a “manada” diria “saia correndo”, mas o estrategista diria “deixa eu encontrar um bom veículo que vá me levar até lá mais rápido”.
E, no caso de como estudar para concurso público, para o concurso dos seus sonhos, a “manada” diria “vá estudar”, enquanto o estrategista diria “eu vou estudar, mas, enquanto eu vou estudando, vou melhorar o veículo da minha cabeça que faz com que eu aprenda mais, mais rápido e melhor”.

PDF ESTRATÉGICO: 10 Técnicas 

Você pode turbinar suas chances de aprovação com as 10 técnicas de aprendizagem mais efetivas para a aprovação em concurso! Baixe gratuitamente! É meu presente pra você aqui no Blog!

Assim, para se destacar da “manada” e turbinar a sua preparação (saiba aqui se você está cometendo os 5 erros mais comuns do concurseiro tradicional), você precisa dominar estratégias eficientes de estudo, tais como:

  1. Otimizar a leitura com compreensão e aprendizado;
  2. Fazer anotações dinâmicas, úteis e objetivas;
  3. Ter planilhas de conteúdo e revisão;
  4. Possuir um bom sistema de revisão de disciplinas;
  5. Conhecer técnicas de memorização.

Com essas ferramentas em mãos, a chance de aprovação se multiplicará e você se diferenciará dos demais.

O mais importante é dominar estratégias eficientes de aprendizagem. Se você tiver interesse em conhecer mais sobre aprendizagem acelerada, preparamos um livro digital com a compilação das 10 Técnicas de Aprendizagem mais Efetivas para Aprovação em Concurso. Esse e-book está disponibilizado gratuitamente em http://www.estrategiasdeaprovacao.com.br e, com certeza, o conteúdo fará a diferença na sua preparação para o concurso dos seus sonhos.