Como organizar seu ambiente de estudos para concursos

1
4063
4.2 (83.03%) 33 votes

Confira 5 dicas sobre como arrumar seu ambiente de estudos e turbinar a sua preparação

Ser concurseiro é apenas uma fase da vida, não é mesmo? Você fica nela por um tempo até atingir seu objetivo de ser nomeado para o cargo dos seus sonhos. Mas, até atingir esse sonho, você precisa se manter focado em estudar. E um ambiente de estudos organizado ajudará você nesse objetivo.

Isso porque, mesmo com disciplina e força de vontade, um ambiente de estudos ordenado e arrumado melhora a sua capacidade de se manter no estado de foco e concentração e, com isso, assimilar o conteúdo que está sendo estudado.

Tendo isso em vista, nós, do EA, trouxemos algumas dicas com o que você deve considerar ao organizar seu cantinho. Dá uma olhada em 5 delas:

1 – Mantenha sua mesa arrumada!  

Uma mesa cheia de papéis soltos, canecas sujas, restos de comida e canetas espalhadas não deve ser utilizada para estudar. Bagunça e excesso de coisas na sua mesa atrapalham sua concentração para assimilar conteúdos. 

Utilize pastas para guardar seus resumos, notas e mapas mentais, use porta-canetas para colocar suas canetas perto de você e mantenha, ao máximo, seus livros em um local adequado, tirando-os e colocando-os no lugar à medida que for precisando.

2 – Tudo precisa estar perto

Todos os materiais necessários para você estudar precisam estar no mesmo ambiente. Se você estuda no seu quarto, pode guardar seus livros em prateleiras próximas à sua mesa e deixar cadernos, canetas e papéis na gaveta da sua escrivaninha, por exemplo.

A sacada é que seu material deve estar sempre perto para que você não perca o foco quando precisar de alguma coisa – por exemplo, apenas porque você precisa daquela marca-texto que está guardada na sala, perto de uma televisão ligada.

PDF ESTRATÉGICO: 10 Técnicas 

Você pode turbinar suas chances de aprovação com as 10 técnicas de aprendizagem mais efetivas para a aprovação em concurso! Baixe gratuitamente! É meu presente pra você aqui no Blog!

3 – Televisão, internet e celular nem pensar!

Muita gente estuda através da internet, certo? Caso seja esse o seu caso, opte sempre por fazer antes o download do seu material e realizar a maior parte da sua sessão de estudo com a internet desligada. Mas por que, Victor? Porque, a essa altura, você já deve ter percebido o quanto ela pode tirar a sua atenção!

Se você estuda usando um computador ou notebook, também é importante deixá-lo na altura dos seus olhos e, no caso do mouse e do teclado, lembre-se de usá-los com os seus braços em um ângulo de 90°. Seus pés também precisam estar em 90° em relação à cadeira.  Tudo isso te deixará em uma posição correta e evitará o cansaço precoce por conta da postura inadequada.

E já que, obviamente, você não vai estudar com a televisão ligada e a sua internet vai estar desligada (pelo menos na maior parte do tempo de estudo), você também não precisa de celular. Deixar seu celular na sua mesa de estudos só fará você se distrair. Caso seja mesmo necessário (por você estar usando um aplicativo de estudos para concursos), mantenha-o modo avião.

4 – O poder das cores e da luz no seu ambiente de estudo

As cores influenciam a maneira como agimos e pensamos!  Um ambiente em que predomina a cor azul e/ou a verde são importantes para quem busca maior foco e a cor amarela também traz a sensação de otimismo, deixando o ambiente estimulante para a criatividade.

No caso da luz natural, utilize-a o máximo que você puder. A luz do dia não só melhorará seu rendimento nos estudos, como deixará você menos cansado.

Quando isso não for possível, utilizar luminárias é a melhor opção para que você não sinta fadiga ao estudar por muito tempo – desde que ela não fique muito próxima de você. 

5 – Use a parede à sua frente como extensão!

Utilize essa parede perto de você – que, neste momento, deve ser branca e sem graça – para colocar um quadro ou pregar papeis e post-its com informações que você utilize com frequência, ou mesmo com lembretes de coisas que precisam ser feitas. Assim, você evita a perda de tempo por tentar lembrar-se delas todas as vezes que precisar.

É possível melhorar ainda mais seus estudos se você se organizar cada vez melhor. Seu ambiente de estudos, onde sua mesa e seus materiais se encontram, deve fazer parte da sua estratégia de organização tanto quanto desenvolver um planejamento de estudos.

Seguindo essas 5 dicas, tenho certeza que sua sessão de estudo será produtiva. Somando um ambiente propício ao estudo a estratégias eficientes de aprendizagem, a aprovação é uma questão de tempo!

Um alerta muuuito importante é: Sua aprovação não depende de ONDE você estuda, mas sim de COMO você estuda. Ser aprovado é uma evidência de que você aprendeu o conteúdo indicado no nível solicitado pelo certame. Digo isso porque estudar em todos os lugares com determinação e foco é também muito válido. Conheço inúmeras pessoas que têm um ambiente perfeito de estudo e não o utiliza, enquanto conheço vários aprovados que estudavam em ônibus, em banheiros, em estações de metrô, no horário de almoço.

Portanto, seguir as 5 dicas do EA pra ter um ambiente de estudo TOP facilitará e deixará mais confortável sua aprendizagem, o que determina a sua aprovação é o COMO você aprende, não onde você aprende.

Mas não se preocupe, se o que determina a sua aprovação é o COMO você aprende, nós também temos um conteúdo SUPER PRODUZIDO pra você. Tudo sobre como ainda este ano fazer parte do time de aprovados do Estratégias de Aprovação. Basta clicar em http://bit.ly/2017aprovado e deixar seu e-mail pra receber gratuitamente conteúdos de ponta sobre como otimizar seu processo de aprovação em concurso.

Arrocha nos estudos e nos vemos no topo! 😉