Material de Estudo para concursos: como escolher e dicas

0
3127
4.8 (96.36%) 11 votes

Para ser aprovado em concursos públicos, além de usar outras Estratégias, você precisa saber como escolher o seu material de estudo.

Seu material de estudo precisa ser: atualizado, didático, estar de acordo com o conteúdo programático Edital e deve ter sido elaborado por quem tenha experiência no tema.

Seu material de estudo deve estar ATUALIZADO.

Verifique a data em que ele foi elaborado. Em disciplinas jurídicas (como Direito, Legislação) ou Atualidades, estar a par das atualizações é importante. Estudar essas disciplinas com material desatualizado pode te levar a estudar uma informação errada.

Por outro lado, existem disciplinas que pouco mudam com o tempo, mas que alteram a forma e os assuntos cobrados. Portanto, também para essas disciplinas, devemos dar preferência a materiais de estudos mais atualizados.

Se você não souber identificar este precioso detalhe, peça ajuda a um colega mais experiente em concursos ou ao seu professor do cursinho ou faculdade.

Seu material de estudo deve ser DIDÁTICO.

Mesmo atendendo a todos os quesitos anteriores, seu material de estudo deve apresentar a matéria de uma forma didática e agradável. Ainda assim, o mesmo material pode agradar muito a um leitor, mas não agradar a outro.

Além disso, as letras precisam ser grandes – ou, pelo menos legíveis, -, o espaço entre palavras e linhas também e, claro, é preciso uma margem de impressão mais leve. Se não for assim, a leitura será cansativa e a produtividade do estudo seriamente prejudicada.

Tendo isso em vista, escolha o material didático analisando um assunto que você conheça e um que não conheça. Tente estudar. Verifique se gostou e se conseguiu aprender com o método utilizado pelo autor.

Seu material de estudo deve seguir o CONTEÚDO PROGRAMÁTICO do seu Edital.

Existem disciplinas (como língua portuguesa, por exemplo) com o mesmo conteúdo programático em quase todos os concursos. Mas, muitas vezes, os livros ou apostilas são elaborados com conteúdos programáticos diferentes do concurso que o candidato está se preparando.

Escolha um material de estudos que contemple o conteúdo programático que está no Edital do concurso para o qual você está se preparando.

Seu material de estudo deve ser elaborado POR QUEM TENHA EXPERIÊNCIA NO TEMA.  

Além de verificar a atualização e o conteúdo programático, você deve tomar um cuidado especial com a procedência do material didático.

PDF ESTRATÉGICO: 10 Técnicas 

Você pode turbinar suas chances de aprovação com as 10 técnicas de aprendizagem mais efetivas para a aprovação em concurso! Baixe gratuitamente! É meu presente pra você aqui no Blog!

Dê preferência a materiais didáticos elaborados por autores e editoras de boa procedência. Caso você não conheça:

  • informe-se com quem já estudou com aquele material ou similar da mesma editora;
  • visite o site da editora e/ou do autor;
  • no caso de material impresso, examine-o analisando a apresentação, o conteúdo, principalmente, se abrange os conteúdos previstos no seu edital.

Seu material de estudo precisa estar organizado 

Além de escolher seu material de estudo, é importante deixá-lo organizado e aliá-lo ao seu ambiente de estudos, já que ser concurseiro é apenas uma fase e você fica nela apenas até atingir seu objetivo de ser nomeado para o cargo dos seus sonhos.

Para isso, siga estas 5 dicas do EA pra ter um ambiente de estudo TOP, facilitar e deixar mais confortável sua aprendizagem.

Lembrando que o que determina a sua aprovação é o COMO você aprende, nós também temos um conteúdo SUPER PRODUZIDO pra você. Tudo sobre como ainda este ano fazer parte do time de aprovados do Estratégias de Aprovação.

Basta clicar em http://bit.ly/2017aprovado e deixar seu e-mail pra receber gratuitamente conteúdos de ponta sobre como otimizar seu processo de aprovação em concurso.

Arrocha nos estudos e nos vemos no topo! 🙂